Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Meditações Ativas


Vivemos em um mundo corrido, competitivo e estressante. Assim, as pessoas estão cada vez mais ansiosas, sentindo-se pressionadas e com isso a mente fica sobrecarregada. 

E como acalmar  e conseguir desligar-se da mente? Como  entrar em contato com nossa respiração, com o nosso "eu", estando totalmente consciente e presente?

Foi com esse enfoque, e principalmente voltadas ao mundo ocidental, que Osho desenvolveu suas técnicas de meditação ativa. Com essas técnicas, aliviamos o stress e nossas tensões através de movimentos corporais , para então relaxarmos corpo e mente e entrarmos mais facilmente no estado de meditação.

Osho:  "A meditação não é contra a ação. Não é que você tenha que escapar da vida. Ela simplesmente lhe ensina uma nova maneira de viver: você se torna o centro do ciclone. Uma vez que você tenha se tornado consciente de como o seu ser pode permanecer sem perturbação, então, vagarosamente, você pode começar a fazer coisas, mantendo-se alerta para que o seu ser não se agite A sua vida continua; continua de uma maneira muito mais intensa - com mais alegria, com mais clareza, mais visão, mais criatividade .Você não é aquele que faz, você é o observador.Esse é todo o segredo da meditação: você se tornar o observador. O fazer continua em seu próprio nível, não há nenhum problema nisso: cortar madeira, tirar água do poço. Você pode fazer coisas pequenas e coisas grandes; só uma coisa não é permitida: o seu centramento não pode se perder."

As técnicas de meditação ativa compreendem estágios iniciais com atividades físicas que variam entre um chacoalhar, uma respiração, uma dança e terminam com 15 minutos de relaxamento e silêncio. O praticante experiencia um tremendo contraste entre a energia da vigorosa atividade física e a quietude e o silêncio.

Músicas foram especialmente compostas para orientar as principais técnicas de meditação criadas por Osho. As músicas não apenas dão um suporte energético e aprofundam a intensidade do processo, como também ajudam a guiar o meditador ao longo dos vários estágios de cada técnica. Essas músicas encontram-se disponíveis em CD´s ou para download (no link, no final do texto, constam informações sobre as meditações e como obter estas músicas).

Das Meditações Ativas, a Meditação Dinâmica é uma das mais poderosas. Sua abordagem é baseada nas técnicas terapêuticas de respiração, bodywork, e liberação emocional desenvolvida por Wilhelm Reich . A meditação Dinâmica tem em sua estrutura algo semelhante as quatro fases bioenergéticas do ciclo de carga e descarga usadas para a liberação da carga emocional.

 Para ver a descrição de algumas técnicas de meditação do Osho, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.dicasterapeuticas.blogspot.com