Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nadis : canais de energia


A palavra Nadi é originária do Sânscrito, e significa "tubo", "vaso" ou "veia". Segundo a cultura chinesa, os Nadis são chamados de Meridianos. São os canais energéticos que conduzem Prana (Energia Vital) pelo nosso corpo


Os Nadis começam no centro dos Chakras e fluem para a periferia tornando-se cada vez mais finos. Diz-se haver 72.000 Nadis no nosso corpo e há teorias que falam até em 350.000 mas a verdade é que não se sabe ao certo qual o número de Nadis que existe. No entanto, na prática do Yoga são mencionados três principais: Sushumna, Ida e Pingala.
  • Ida - É o canal da esquerda e condutor de energia lunar (negativa, tranquilizadora). Este canal começa do lado esquerdo do 1 ° Chakra e termina na narina esquerda. Quando a energia flui por Ida Nadi, tomamos consciência de nosso corpo. Há prevalência do sentimento em relação ao pensamento.
  • Pingala - É o canal da direita e condutor de energia solar (positiva, estimulante). Este canal começa no lado direito do 1° Chakra e termina na narina direita. Serve como meio da energia solar. Está relacionado com a energia intelectual e mental.
  • Sushumna - É o canal central, que percorre todos os Chakras (do 1° ao 7°) e por meio do qual se processa a descida e subida do Prana.A força vital dentro de Sushumma é mais forte quando os outros dois canais se encontram em equilíbrio.

    Quando o prana está fluindo livremente por meio dos nadis, é como se os três rios se encontrassem no ajna chakra, o terceiro olho. Poderíamos dizer que seria a união entre os opostos, simbolizada pela união do Sol e da Lua.
    Quando os nadis estão bloqueados com
    avidya (ignorância), o terceiro olho permanece fechado. Quando começamos a criar consciência do movimento sutil do prana, as tensões diminuem e a ignorância começa a desaparecer.
Maneiras de equilibrar e purificar os Nadis : prática de yoga e pranayamas, meditação, reiki, mantras, cromoterapia, massagens que estimulem estes canais.

    2 comentários:

    1. Boa noite Tatiana eu comprei o Bastão de Atlante da Cromoterapia não fiz o curso mas gostaria de usá-lo como faço,as cores dos chakras eu sei quais são, você poderia me dar uma dica abusando mais um pouquinho referente aos cristais, comprei uma drusa mas ela esta um pouco manchada fazer a limpeza e energização eu sei mas tem algum porduto que eu possa utilizar para deixar a druza bem limpinha, uma mulher me disse para colocar numa a´gua com candida e cal será ???beijokas no seu coração e adorei seu Blog.

      ResponderExcluir
    2. Oi Soyara, boa noite ! É sempre muito bom ter você por aqui ...

      Olha ,por incrível que pareça, cândida ou amoníaco funciona sim, e muito bem. Só ficar acompanhando e não deixar mais do que 5 minutos... Só não pode colocar estas substâncias em pedras que passaram por algum tipo de coloração artificial, porque aí estraga mesmo.

      Se a mancha no cristal fizer parte da composição da pedra, ou aconteceu em virtude de algum impacto,não tem jeito...

      De qualquer forma, mesmo com a mancha, a pedra continuará emitindo todas as suas energias benéficas e não perde nenhuma propriedade terapêutica.

      beijos com carinho e Namastê !!! ;)

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.dicasterapeuticas.blogspot.com