Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Qual o seu dosha?



Dentro da Medicina Ayurvedica tudo no universo, inclusive o corpo físico e emocional, é formado pelos 5 elementos  da natureza, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra.

Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos), que atuam na nossa fisiologia e nas nossas emoções. Os Doshas são classificações das manifestações biológicas e podem ser de 3 tipos:

Vata= espaço + ar
Pitta= fogo +água
Kapha= água e terra


Todos nós possuímos os 5 elementos e os 3 doshas, mas em proporções variadas. Pode ocorrer o desequilíbrio através do excesso ou carência de um desses 3 doshas, o que constitui um desequilíbrio.

O reestabelecimento do equilíbrio original dos doshas da pessoa, segundo esta medicina , será por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem.
Vata  significa a força que gera e possui as qualidades do "ar" (e do espaço).  Suas características são: ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal.
Pitta significa a força que gera e possui as qualidades do "fogo".  Suas características são quente, oleoso e leve. São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis.
Kapha significa a força que gera e possui a qualidade da "água" (e terra). Suas características são úmido, pesado e frio. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade.

Descubra o seu dosha. Faça o teste clique aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.dicasterapeuticas.blogspot.com