Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Ghee - Purifica e Nutre


O que é?
Ghi (ghee) ou manteiga clarificada vem sendo utilizada na Índia há milênios de anos tanto na culinária como nos tratamentos medicinais milenares. 
É uma forma semi-líquida de manteiga,  da qual a água e os elementos sólidos do leite foram removidos pelo aquecimento e pela filtragem. Ela se conserva por mais tempo, sem ficar rançosa, e aguenta altas temperaturas, sem se queimar.
O Ayurveda -medicina tradicional indiana - o considera um alimento que promove longevidade e rejuvenescimento.

Assemelha-se à manteiga de garrafa sendo que o ghee pode ser armazenado por muito mais tempo sem transformar suas características e não contém sal

Benefícios

Melhora a Digestão: Equilibrando a acidez gástrica
Absorção :distribui e conduz os nutrientes para todos os tecidos do organismo com maior eficácia
Purificação :Estimula o metabolismo.
Memória : Ao distribuir melhor o alimento, nutre camadas mais refinadas do sistema nervoso, expandindo memória e capacidade de aprender
Fertilidade : Aprimora a absorção dos alimentos pelo tecido reprodutor
Hepático : Alivia e fortalece o fígado
Longevidade : Pelas suas propriedades de nutrição e purificação

O consumo regular de Ghee é muito útil para problemas de infertilidade e baixa imunidade. Fortalece o fígado, os rins e o cérebro, aumenta o poder de visão e a voz (lubrifica e refresca), nutre a pele, é benéfico para inflamações gastrintestinais, febres crônicas com asma, problemas nos pulmões e dores de cabeça.

Modo de preparo
 
O ghee pode ser feito a partir de qualquer manteiga sem sal, aquecida num fogo bem baixo (a média é de uma hora para cada quilo de manteiga). Durante o preparo, a manteiga vai soltando camadas e mais camadas de uma espuma branca, que deve ser retirada com uma escumadeira. Durante esse preparo, a lactose é eliminada, além de toda a parte sólida do leite. É importante não mexer, apenas retirar a gordura com o mínimo de interferência possível. Quando a gordura parar de subir, o óleo perde o aspecto rançoso, ganha uma cor dourada brilhante e é possível ver o fundo da panela. A partir de então, o ghee está pronto.

Abaixo vídeo que mostra o preparo. Está em inglês, mas seguindo as recomendações acima dá para entender.

Dicas de Consumo
1. pode substituir a manteiga, margarina e outros óleos em pratos doces, salgados, no pão, em tudo!
2. Além de ingerido, pode ser usado na pele como óleo de massagem ou nas plantas dos pés, a fim de beneficiar sono tranqüilo.
  
 
Fontes de pesquisa:
"Saúde Perfeita", de Deepak Chopra "A Dieta da Zona Ayurvédica", de Dennis Thompson
www.ghibrasil.com.br 



2 comentários:

  1. Tatiana, encontrei você no facebook e desde ai sigo suas dicas através do blog. Gosto muito da medicina holística e tudo que ela engloba. Também sou reikiana. Acho que estou no lugar certo, portanto daqui não sairei. Vou seguir você no seu blog também.
    Abraços.
    Namastê.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada... Visitei o seu blog e parabéns pelo lindo trabalho ;) Muita luz e paz... beijos com carinho... Namastê !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.dicasterapeuticas.blogspot.com