Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Nobre Caminho Óctuplo - Caminho de Buda - Prática


O Nobre Caminho Óctuplo é, nos ensinamentos do Buda, um conjunto de oito práticas que correspondem à quarta Verdade Nobre do Budismo. Também é conhecido como o "caminho do meio" porque é baseado na moderação e na harmonia, sem cair em extremos.

          O exercício prático: Faça o octuplo caminho, seguindo os exercícios durante o dia inteiro, aplicando o passo indicado para cada dia da semana e  também o exercício diário ao final de cada dia, o oitavo passo, como segue:

- 1º Passo. Segunda feira é o dia da PALAVRA. Concentre-se no que você vai falar e controle o que você fala, e fale somente o que útil, necessário e verdadeiro. Evite fofocas e conversas fúteis.

- 2º Passo. Terça feira é o dia da HARMONIA. Concentre-se em passar o dia em harmonia consigo mesmo, com as pessoas e com o ambiente, com a postura de que nada poderá tirar essa harmonia.

- 3º Passo. Quarta feira é o dia da DECISÃO. Concentre-se em tomar decisões sem ter dúvidas e incertezas. Decida a todo momento, sem titubear tanto para coisas pequenas como grandes.

- 4º Passo. Quinta feira é o dia do PENSAMENTO. Concentre-se fique dentro de você atento aos pensamentos e comande seu dia focado no pensar, sem se distrair, observe tudo atentamente e sem desatenção.

- 5º Passo. Sexta feira é o dia da ORGANIZAÇÃO. Concentre-se na organização, organize seu dia, suas tarefasa, seus sentimentos, pensamentos, seus pertences, sua agenda, suas roupas, organize tudo.

- 6º Passo. Sábado é o dia do ESFORÇO. Concentre-se mentalmente no esforço, e aplique o esforço, para atividades físicas, para limpeza, para concertos, para arrumação, para toda atividade que você fizer, deixando apenas fluir o esforço, sem reclamar ou desanimar pelo cansaço ou por tarefa chata ou desagradável. Não faça mais do que você pode, nem menos do que é capaz.

- 7º Passo. Domingo é o dia da COMPREENSÃO. Concentre-se procurando compreender as lições da vida, a situação, as pessoas, os animais, os acontecimentos e o mundo, não como crítica mas como entendimento.                   

- 8º Passo. Todo dia  é dia da AUTO-ANÁLISE. Medite todo dia, em seu final antes de dormir e em silencio, sobre como você foi no exercício do dia. Faça uma auto-análise diária,  na segunda de como você usou da palavra, na terça como foi a harmonia, na quarta o que teve de decisão, na quinta como        foi o seu pensamento, na sexta como esteve a sua organização, no sábado o seu esforço, e no domingo a sua compreensão.

          Aplicando esta técnica diariamente, após alguns meses, com certeza você estará de forma automática fazendo os 8 passos todos os dias, controlando a palavra todos os dias e não apenas ás segundas feiras e assim por diante. Imagine-se então você transformada(o), vivendo como uma pessoa que só fala o que é útil, necessário e verdadeiro, que vive em harmonia consigo, com todos e com o ambiente, que decide sem duvidas, que comanda seus pensamentos, que age de forma organizada, que tem esforço descomunal, que tem compreensão para tudo, e que se auto analisa diariamente em busca da perfeição. Isto que você imaginou é um Adepto, é um Mestre, e é por isso que este exercício é chamado de Octuplo Caminho de Buda ou de um(a) Iluminado(a)!

   

Fonte : site do Prof. ADHEMAR RAMOS

Um comentário:

  1. Vigiar todos os dias! Buda nos ensinou que este caminho é possível!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.dicasterapeuticas.blogspot.com