Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pranayama vitalizador


Este exercício respiratório pode ser realizado por qualquer pessoa e mais especificamente por aquelas que estejam em busca de mais vitalidade e/ou com a saúde desgastada, seja por motivos físicos ou mentais. Sua finalidade básica, como o seu próprio nome indica, é vitalizar ou então restabelecer a saúde e o organismo. Não tem contra-indicações.

Forma de realizá-lo corretamente:
Em pé, o corpo ereto voltado para o nascente do Sol. A cabeça na verticalidade da coluna, as pernas semi-abertas e os braços soltos ao longo do corpo.
1.Inspirar longa, tranquila e profundamente com a atenção voltada para o percurso do ar dentro do corpo, o que exige muita sensibilidade.
2.A seguir, reter, também com suavidade, o ar inspirado . Essa retenção jamais deverá ser forçada, mas sim ser feita de forma tranqüila e natural, não devendo nunca o praticante exceder os seus limites.
3.Expirar da mesma maneira, lenta e gradualmente, mas com controle e equilíbrio. Após essas três etapas, manter os pulmões vazios por alguns segundos e repetir o processo.

A prática deverá ser durante o dia e, preferencialmente, à luz do sol, respeitando os horário que vão de 11:00 horas e após às 15:00 horas.
Na medida do possível, e com o desenvolver das práticas, o tempo de duração de cada etapa deverá ser o mais prolongado possível, devendo-se iniciar com um período curto e prolongar o mesmo de acordo com a necessidade de cada um. Este exercício também pode ser realizado na posição sentada. Para obter-se resultado favorável, o mesmo deverá ser repetido um mínimo de vinte a trinta vezes.

2 comentários:

  1. Tô apaixonada por esse blog! Vinha buscando aprender mais sobre a cultura oriental, e to amaaaando tudo que tô lendo! parabens!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana ... Seja muito bem vinda ao nosso blog ;) Namastê!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.dicasterapeuticas.blogspot.com