Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Semente de abóbora e seus benefícios para a saúde


O uso das sementes de abóbora datam do século XVII, com relatos no combate a parasitas intestinais e também efeitos benéficos para adultos e crianças. As sementes são retiradas dos frutos completamente maduros.

Ricas em ácidos graxos mono e poliinsaturados, possuem elevado teor de fibras e são fonte de minerais como zinco, magnésio e potássio e das vitaminas E, A e do complexo B.

O óleo de semente de abóbora extravirgem possui sabor suave, o que permite sua utilização em diversas preparações, principalmente em saladas.

Torrada e salgada pode ser acrescentada aos pães, sopas e saladas e como aperitivo. Moída, substitui o sal para temperar.

Benefícios da semente de abóbora

Saúde do coração

O óleo de semente de abóbora extravirgem é fonte de ômega 9, ácido graxo monoinsaturado que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares. Seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides.

As sementes são ricas em potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

Constipação intestinal

As sementes de abóbora estão entre os alimentos com maior teor de fibras, auxiliando na prevenção e tratamento da constipação intestinal.

Além disso, previne doenças intestinais pois diminui o contato das substâncias tóxicas que existem no intestino, varrendo e eliminando essas substâncias.

Saúde dos olhos

Fonte de vitamina A, as sementes e o óleo de semente de abóbora são bons para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.

Óleo de semente de abóbora e pele

Rico em vitamina E, uma vitamina com potente ação antioxidante, o consumo diário do óleo de semente de abóbora pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce não só da pele, como também das células de todo o organismo.

Vermífugo natural

As sementes de abóbora têm ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina, presente na semente.

A cucurbitacina, também lhe confere propriedades antiinflamatórias, prevenindo doenças na próstata e no trato urinário.

Sistema imunológico

O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para a diferenciação das células do sistema imunológico.

Semente de abóbora e depressão

As sementes de abóbora são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina – hormônio relacionado ao bem estar. Seu consumo está relacionado com a melhora do humor e depressão.

Fonte: Bruna Murta – Nutricionista da rede Mundo Verde.

5 comentários:

  1. Oi Tati,
    Adorei esta matéria. Você sabe onde posso comprar?

    ResponderExcluir
  2. Oi Lú!!! Bom dia dia amada!!! Em lojas de produtos naturais, como o Mundo Verde, a gente encontra a semente de abóbora e seus derivados prontos para o consumo ... beijos ;)

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se a semente de abobora tem muito ferro e é o que preciso.
    grata
    téka

    tekasanches@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Teka, a semente de ab[obora possui muitos benefícios para o organismo. Vários produtos naturais oferecem proteínas, vitaminas e ferro. Se está com deficiência de ferro no organismo, procure um médico e uma nutricionista que te orientarão melhor. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tatiana, adorei sua reportagem e gostaria de saber quanto tem de zinco (mg) uma semente de abóbora?
    Desde já, agradeço!

    Tudo de bom

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.dicasterapeuticas.blogspot.com