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quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alimentos que ajudam a driblar o stress

O stress é um mal que acomete cerca de 70% da população brasileira, segundo último levantamento realizado pelo Isma (International Management Stress Association).

É uma reação do nosso organismo a uma mudança na rotina. Problemas de relacionamento familiar, baixa auto-estima, ou até mesmo uma situação de felicidade, medo ou perda podem estar ligados ao stress.

Geralmente se manifesta como sensação de fadiga, irritação, ansiedade, tensão muscular e tremores, altera também o apetite e o sono. Pode desencadear dores de cabeça ou nas costas, alterações no peso, perda de memória, problemas de pele, asma, alergias e até hipertensão.

Stress e nutrição estão intimamente relacionados. Maus hábitos alimentares, como ingestão de cafeína, açúcar e sal em excesso, podem agravar ou predispor o organismo ao stress.

Alguns alimentos são fundamentais para nos livrar do mau-humor, da ansiedade e do cansaço, ou seja, ajudam a vencer a batalha diária contra o stress.

Alface: a lactucina encontrada principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.

Cereais Integrais: fonte de vitaminas do complexo B, estimulam a síntese de endorfinas que acalmam e minimizam a dor.

Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso, devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B.

Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem diretamente no cérebro.

Laranja: promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estress e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e é fonte de em vitamina C e cálcio.

Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estress. É rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio necessária.

Leite e derivados: são ricos em vitamina do complexo B e cálcio, que garante um bom sono.

A ingestão de água deve ser feita em grandes doses ao longo do dia.

Referencia Bibliográfica:
Gleeson M,Can nutrition limit exercise-induced immunodepression? Nutr Rev;64(3):119-31, Mar 2006.

Chester JA; de Paula Barrenha G; DeMaria A; Finegan A. Different effects of stress on alcohol drinking behaviour in male and female mice selectively bred for high alcohol preference.Alcohol Alcohol;41(1):44-53, Jan-Feb 2006.

Gluck ME. Stress response and binge eating disorder.Appetite;46(1):26-30, Jan 2006.

Fonte: Flávia Morais Nutricionista-Mundo Verde Franquia  - www.mundoverde.com.br

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