Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

As propriedades terapêuticas da Aloe Vera


Este post está sendo preparado há pelo menos 2 meses... sempre que vou postá-lo, repenso, e volto a fazer mais pesquisas sobre o assunto. E porque tudo isso? Bem... Nos últimos anos, cada vez mais vemos as pessoas e revistas especializadas falando dos milagrosos efeitos do consumo interno de Aloe Vera.... sim , a Aloe Vera possui inúmeros benefícios para nossa saúde e vou descrevê-los abaixo.

Porém, o que muitos não falam, é o alto grau de toxicidade desta planta medicinal e sobre suas contra indicações. Então, ao contrário do que normalmente posto por aqui, vou começar com todos os cuidados que devemos ter ao ingerir a Aloe , e depois posto os benefícios...

Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe. Deste universo, apenas 4 espécies são seguras para uso em seres humanos, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel da folha. Uma das coisas  mais importantes a observar é que NÃO É RECOMENDÁVEL ingerir a casca , que somente deve ser utilizada para usos tópicos.

 Devemos tomar certos cuidados com as doses excessivas de produtos a base de Aloe Vera que podem provocar constipação, pele seca, e hemorragia menstrual. Também é contra-indiciada na gravidez e latência e para crianças menores de seis anos. Deverá ter um cuidado especial com as alergias a esta planta, que são extremamente comuns. Assim, nada de excessos e fique atento aos sinais que o seu corpo dá.

Hoje existem inúmeros produtos vendidos  em lojas naturais a base de Aloe Vera. Muitos dizem conter o gel puro da planta, na dúvida, sempre procurem por um selo certificador. Os produtos importados a base de Aloe Vera apresentam o selo do Conselho Internacional de Aloe Vera.

Bom, depois de alertar sobre as contra indicações, o cuidado com o uso excessivo e as possibilidades de em algumas pessoas causar alergia, citarei agora os seus benefícios:

- Antiinflamatória
- Inibe a dor
- Hidratante da pele
- Regeneradora celular 
- Ação Nutritiva
-  Cicatrizante
- Anti bacteriana
- Poderoso regenerador e antioxidante natural

Além de todos os benefícios acima citados, A Aloe Vera também pode ser utilizada para regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.

De acordo com o Dr. Peter Atherton, autor de "Aloe Vera essencial" :

 "Aloe Vera não é uma panacéia para todas as doenças e não há mágica nela. Eu acredito, que ela funcione primariamente nas duas áreas já mencionadas: tecidos epiteliais e sistema imunológico. Isso é largamente registrado por casos evidenciados por milhares de pessoas através dos séculos que relataram os vários benefícios em problemas de pele como eczemas, psoríase, úlceras, queimaduras, acne e picadas de insetos. Eles acharam o alívio em doenças intestinais como colite, diverticolite e síndrome do cólon irritado. Outras condições resultantes de uma desordem no sistema imunológico como artrites, asma, Síndrome de fadiga pós viral e lupus eritematoso, melhoraram depois da ingestão regular do gel da Aloe Vera. Aloe Vera portanto, tem um papel complementar a cumprir no tratamento de várias condições. É muito importante contudo, que as pessoas procurem sempre seus médicos quando o diagnóstico for duvidoso ou quando não encontrarem melhoras em suas condições de saúde. Se autodiagnosticar pode ser muito perigoso uma vez que uma doença grave pode parecer algo sem importância algumas vezes."


3 comentários:

  1. Olá Tatiana,

    Adorei seu blog!!! Obrigada por seguir o meu!!! Já estou seguindo o seu também!!!

    Trabalho com spas, produtos cosméticos naturais, então acho que seremos grandes parceiras.
    Vamos seguir juntas? Qqr coisa que você precisar pode falar. Vou favoritar o seu.

    Beijos e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta !!! O seu blog é simplesmente um sonho... muito lindo!!! Seja bem vinda por aqui ;) beijos no coração. Conte comigo... Namastê!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito! Felicidades e luz sempre!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.dicasterapeuticas.blogspot.com