Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

4 princípios da sabedoria Tolteca


Quando os conquistadores espanhóis chegaram à América, especialmente no atual México, em 1519, encontraram imensas edificações – atualmente supostamente atribuídas aos Maias, Toltecas e Astecas.


Os Toltecas eram cultos e pacíficos; tinham a fama de serem nobres, corteses, respeitosos com seus semelhantes, suaves e atentos em seu trato pessoal, leais e sinceros.

Os sacerdotes Toltecas possuíam grande sabedoria, dominando a aritmética, a geometria, a astronomia e a medicina. As diversas tribos sobreviviam respeitando suas próprias e estritas leis de convivência, contadas pelos avós através de suas histórias e lendas.

Na década de 1970, um médico cirurgião, descendente dos Toltecas, Don Miguel Ruiz, escreveu um livro contando os quatro ensinamentos fundamentais desta sabedoria que permaneceu escondida dos espanhóis. 

São eles:
1. Seja impecável com sua palavra. Fale com integridade. Evite usar a palavra para falar contra você mesmo ou para comentar sobre os outros. Use o poder da sua palavra na direção da verdade e do amor.

2. Não leve nada para o lado pessoal. Nada que os outros façam é por sua causa. O que os outros dizem e fazem é a projeção de sua própria realidade, do seu próprio sonho. Quando você está imune às opiniões e ações dos outros, não será vítima de sofrimentos desnecessários.

3. Não faça suposições. Encontre coragem para expressar e perguntar aquilo que realmente deseja. Comunique-se o mais claramente possível e evitará mal entendidos, tristeza e drama. Investir neste compromisso transformará completamente sua vida.

4. Sempre faça o máximo que pode. Seu melhor pode mudar de momento a momento; será diferente estando você saudável, ou doente. Em quaisquer circunstâncias, faça seu melhor, e evitará autojulgamento, auto-abuso e arrependimento.

Na verdade, são acordos com a vida, conosco mesmo! Assumamos, sem medo, os quatro compromissos e transformaremos nossa vida em uma nova experiência de liberdade, felicidade e amor!


Livro: Os quatro Compromissos - O livro da Filosofia Tolteca - Um guia prático para a liberdade pessoal - Don Miguel Ruiz - Editora Best Seller

Referencia bibliográfica: http://blog.br.inter.net/blog/luznapenumbra/ e www.docelimao.com.br

4 comentários:

  1. tão simples e nós complicamos...
    retomar essas lições é a lição!
    bom dia o dia inteiro!
    namastê!

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer sobre os Toltecas! fiquei tão fascinada que buscarei pesquisar mais sobre eles!Obrigada, Tati! Que bom que existe!

    ResponderExcluir
  3. acho q minha net n está mto interessada em colaborar cmg! rsrsrs
    mas, msm ela estando tão gelada, essa minha net estressadinha, eu serei persistente e vou comentar de novo! uiii, dedinhos congelados! então, amei conhecer os Toltecas e pesquisarei mais! amei essa nova lição! A Tati não quebra barraco, ela constrói a estrada para nossa evolução!rsrsrs
    bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Gratidão sincera pelos lindos comentários... beijos no coração :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.dicasterapeuticas.blogspot.com