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terça-feira, 16 de agosto de 2011

MEDITAÇÃO DINÂMICA DE OSHO - retomando o fluxo de energia vital

Vivemos em um mundo corrido, competitivo e estressante. Assim, as pessoas estão cada vez mais ansiosas, sentindo-se pressionadas e com isso a mente fica sobrecarregada. 

E como acalmar  e conseguir desligar-se da mente? Como  entrar em contato com nossa respiração, com o nosso "eu", estando totalmente consciente e presente?

Foi com esse enfoque, e principalmente voltadas ao mundo ocidental, que Osho desenvolveu suas técnicas de meditação ativa. Com essas técnicas, aliviamos o stress e nossas tensões através de movimentos corporais , para então relaxarmos corpo e mente e entrarmos mais facilmente no estado de meditação. 

Das Meditações Ativas, a Meditação Dinâmica é uma das mais poderosas. Sua abordagem é baseada nas técnicas terapêuticas de respiração, bodywork, e liberação emocional desenvolvida por Wilhelm Reich . A meditação Dinâmica tem em sua estrutura algo semelhante as quatro fases bioenergéticas do ciclo de carga e descarga usadas para a liberação da carga emocional.

O principal objetivo da meditação dinâmica é o desbloqueio e liberação de tensões e emoções do corpo, e a retomada do fluxo da energia vital. 

Toda quinta feira às 7h, em Moema - SP, estamos promovendo grupos de Meditações Ativas de Osho. Os Encontros são maravilhosos e  pecebemos que  começar o dia praticando a meditação dinâmica é realmente muito eficaz para a liberação das tensões e para iniciar um dia com muita energia, vitalidade e criatividade. Se você tem interesse em participar dos nossos encontros, entre em contato pelo telefone (11) 5543 0423 e inscreva-se! O valor por encontro é apenas R$25,00.... Sinta os benefícios que esta incrível técnica de meditação proporciona.

Um pouco mais sobre Meditação Dinâmica:

A meditação dinâmica dura uma hora em cinco estágios. Pode ser feita sozinho mas, será mais eficaz se feita em grupo. É uma experiência individual portanto você deve permanecer desligado dos outros ao seu redor e manter seus olhos fechados, melhor usar uma venda nos olhos. Venha com o estômago vazio e use roupas folgadas, confortáveis.

Esta é uma meditação na qual você tem que estar continuamente alerta, cônscio, atento, a tudo que você fizer. Permaneça uma testemunha. Não se perca. Enquanto você está respirando você pode esquecer. Você pode se tornar um com a respiração de tal maneira que você se esquece da testemunha. Então você perde o ponto.

Respire tão rápido quanto possível, tão profundo quanto possível, ponha toda sua energia nisso mas permaneça uma testemunha. Observe o que está acontecendo como se você fosse apenas um espectador, como se a coisa toda estivesse ocorrendo com outra pessoa, como se a coisa toda estivesse acontecendo no corpo e a consciência está apenas centrada e observando.
Esse testemunhar tem que acompanhar todos os três estágios. E quando tudo pára, no quarto estágio você fica completamente inativo, congelado, então essa atenção chegará ao seu pico.


Primeiro Estágio: 10 minutos

Respire rapidamente pelo nariz, concentrando-se na exalação. O corpo cuidará da inalação. Faça isso tão rápido e tão firmemente quanto possível; continue até que você literalmente se torne a respiração. Use os movimentos naturais do corpo para lhe ajudar a estruturar sua energia. Sinta sua energia se firmando, mas não amoleça durante esse primeiro estágio

Segundo Estágio: 10 minutos


Expluda! Expresse tudo que precisa ser jogado fora. Fique totalmente louco. Grite, berre, chore, salte, sacuda, dance, cante, ria; jogue-se para os lados. Não segure nada, mantenha todo seu corpo em movimento. Representar um pouco no princípio ajuda. Não permita que sua mente interfira com o que está acontecendo. Seja total, de todo coração.



Terceiro Estágio: 10 minutos

Com os braços erguidos, salte seguidamente gritando o mantra , HUU, HUU, HUU, tão forte e profundamente quanto possível. Cada vez que seus pés tocarem o chão, deixe o som do mantra martelar forte no seu centro sexual. Dê tudo que puder, não segure nada.




Quarto Estágio: 15 minutos

Pare! Congele onde quer que você esteja, na posição que você estiver. Não ajeite seu corpo de maneira nenhuma. Uma tossida, um movimento, qualquer coisa dissipará o fluxo da energia e o esforço estará perdido. Seja uma testemunha a tudo que aconteça com você.





Quinto Estágio: 15 minutos


Celebre através da dança, expressando sua gratidão para com o todo. Carregue sua felicidade com você pelo resto do dia.




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