Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Alimentos que diminuem os sintomas da TPM


A TPM é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que ocorre nos dias que antecedem a menstruação. Seus principais sintomas são: dores nas mamas, inchaço, aumento do apetite e ansiedade, entre outros.

Há uma linha de pesquisadores que acredita que os sintomas da Tensão Pré-Menstrual - TPM nada mais são que indicadores de um desequilíbrio orgânico. Em outras palavras: o corpo está mandando sinais de que estão faltando nutrientes. Uma dieta balanceada pode atenuar os sintomas da TPM.

Alimentos, tais como: óleo de girassol, nozes, castanhas e gérmen de trigo são ricos em vitamina E, um potente antioxidante, que ajuda a regular a produção de neurotransmissores e, conseqüentemente, a diminuir a irritação, ansiedade e a dor nos seios.

Os feijões, principalmente a soja, são boas fontes de vitaminas do complexo B, importantes na metabolização e eliminação de toxinas, aliviando os sintomas da TPM.

Os cereais integrais, principalmente a aveia, e as oleaginosas por serem fontes de magnésio, auxiliam no combate á retenção de líquidos. É importante reduzir o consumo de sal e beber muito líquido, principalmente água.

Leites e iogurtes, semente de gergelim e couve são ricos em cálcio. Este sal mineral ajuda a aliviar as cólicas e o mau humor.

As frutas e as verduras são ricas em vitaminas e em minerais, além do alto teor de água, o que ajuda a regular os hormônios femininos e a combater a TPM.

A semente de linhaça, um antiinflamatório natural, ajuda a reduzir as cólicas e a retenção de líquidos. Tanto as cápsulas de linhaça, quanto as de prímula, são ricas em ômega 3, gordura que melhora a pele, protege contra inflamações, cólicas, inchaço e alterações de humor.

Os chás de calêndula, barbatimão e agoniada servem para relaxar e combater o inchaço. Também o morango, a melancia e a salsa; As nozes e castanhas possuem gorduras polinsaturadas que ajudam a combater a inflamação.

Recomenda-se diminuir a ingestão de gorduras, sal, açúcar, chocolate, refrigerantes, álcool e cafeína, pois podem agravar os sintomas.

Associando uma boa alimentação a uma atividade física, que estimula a produção de endorfinas e gera a sensação de bem estar, passar pela TPM com saúde e beleza vai ser muito mais fácil!



Fonte:
Flávia Morais
Nutricionista - Mundo Verde Franquia

Um comentário:

  1. Estou tomando 3x ao dia suco verde e esta me fazendo muito bem

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.dicasterapeuticas.blogspot.com