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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Painço - um cereal rico em nutrientes que faz muito bem à saúde.


O painço é um cereal integral de semente pequena e arredondada normalmente amarela, mas que pode também ser de cor branca ou avermelhada. Além de fazer parte da nossa dieta, pode ser utilizada para a alimentação de pássaros.

Seu sabor é delicioso e sua forma de preparo bastante versátil já que pode ser preparado solto como o arroz ou cremoso como um mingau nas versões salgadas ou doces e acompanha bem diversos tipos de pratos.

Diversas pesquisas mostram os benefícios de uma dieta baseada em cereais integrais na proteção para doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e morte prematura. O painço é mais que uma alternativa interessante aos outros cereais integrais.

Ele se destaca por ser considerado boa fonte de importantes nutrientes, entre eles manganês, magnésio, fósforo e de triptofano.

O Painço tem quase tanta proteína quanto o trigo, mas não contém glúten, e por isso é uma ótima alternativa para os que são sensíveis a essa proteína. Por seu baixo teor de gordura tem poucas calorias e fácil digestão.


Protetor do coração
O painço pode ser considerado um alimento auxiliar na saúde cardiovascular devido ao seu alto teor de magnésio. Em estudos o magnésio tem mostrado papel na redução da pressão arterial e redução do risco de infartos. Uma xícara de painço cozido fornece 25% da necessidade diária de magnésio.

Painço e ossos
O fósforo desempenha papeis tanto no funcionamento como na estrutura do nosso corpo. Faz parte da matriz do osso, por isso alimentos fontes de fósforo, como o painço, são importantes para ossos fortes e resistentes.

Painço e energia
A principal energia utilizada pelo nosso corpo se chama ATP e é dependente de fósforo, então o painço ajuda a melhorar o animo e combater a fadiga. O fósforo participa ainda da formação de nossas células nervosas, melhorando memória e concentração.



Painço e diabetes
O painço assim como outros cereais integrais é boa fonte de magnésio. O magnésio está relacionado com a secreção de insulina e melhor uso de glicose.
Além de boa fonte de magnésio o painço é boa fonte de fibras. As fibras sabidamente auxiliam no controle da absorção da glicose e por isso tem papel protetor para diabetes.

Painço previne cálculos biliares
Alimentos ricos em fibras, como o painço, podem evitar o surgimento de pedras na vesícula. Estudos mostram que pessoas que tem uma dieta com maiores quantidades de fibras tem 13% menos risco de terem pedras na vesícula se comparados aos que consomem menos fibras. A presença de fibras na alimentação diminui a absorção de gordura e a secreção de bile, daí menos chance dos cálculos.

Painço e prevenção do câncer de mama
Uma dieta rica em cereais integrais, como o painço, por causa dos nutrientes antioxidantes e fibras, oferece proteção contra o câncer de mama em mulheres na pré-menopausa. O painço tem ainda lignanas de efeito protetor contra o câncer.

Fonte: Flávia Morais – Nutricionista rede Mundo Verde

Um comentário:

  1. Nossa!! Que bom ficar sabendo dessas coisas, pois é sempre uma nova alternativa para a alimentação.
    Abraços

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